xilogravura

segunda-feira, 10 de junho de 2013

FILOSOFIA DA ARTE

                                    FILOSOFIA DA ARTE 

ESTÉTICA

 A palavra "estética" deriva do grego Aisthiké, que significa "conhecimento sensorial", " experiência sensível" ou " sensibilidade". Foi empregada pela primeira vez para referir-se às artes pelo filósofo alemão Baumgarten, por volta  de 1750. Era seu uso inicial, a estética se referia ao estudo das obras de arte enquanto criações da sensibilidade, tendo como finalidade o belo. Pouco a pouco,passou a designar toda investigação filosófica cujo objeto são as artes.Atualmente, a estética se ocupa preferencialmente com a expressão da fantasia do artista e com o sentimento produzido pela obra sobre o espectador ou receptor.

Os alunos dos 3º anos II e III do Ensino Médio orientados pelos professores, Charles ( filosofia) e Marli ( Intérprete em LIBRAS, licenciada em Artes Visuais), realizaram o trabalho "Filosofia da Arte" relacionado à Estética. Utilizaram da técnica do cubismo com cópias de suas próprias fotografias. 

CUBISMO

É um movimento artístico que surgiu no século XX, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e George Braque. Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

















Um comentário:

  1. Marli querida, nestas horas temos a certeza que ainda podemos apostar na educação, quando estamos amparados e acompanhados por profissionais que trazem junto de si a nobreza de seus espíritos evoluídos que contribuirão para auxiliar uma sociedade educacional muitas vezes carente, de alguém que aposte em suas necessidades e anseios, que olhe para eles com o coração pois, nem sempre a razão é sinônimo de conheciemnto científico. Parabéns pelo seu belo trabalho. Desde a primeira vez que conheci você, logo percebi seu potencial e sua dedicação.É visível que você ama o que faz.
    Um grande beijo.
    Profe Vânia.

    ResponderExcluir